sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tempero mais usado no Mundo: "Sal"


O sal funciona como um “up grade” no tempero da comida. É talvez o tempero mais utilizado em todo o mundo, mas por outro lado é o mais prejudicial à saúde humana. Retirá-lo da alimentação é um problema para todos e os que o fazem geralmente é porque o seu consumo diário é além da suposta cota de que necessitamos.
O sal produz muitas doenças, especialmente no sistema cardiovascular, músculos e articulações. Os rins sofrem bastante com o consumo exagerado de sal. Uma forma boa de não ingerir demasiado sal é evitar provar os cozinhados, pois a língua sempre irá pedir um pouco mais. Uma dieta sem sal produz muita flexibilidade e os órgãos descansam, podendo filtrar com facilidade os líquidos ingeridos.
Você já parou em frente à prateleira do supermercado e pensou:
Sal light? O que é isso?!
O sal light tem uma diminuição de 50% de cloreto de sódio, substituído pelo cloreto de potássio (50% cloreto de sódio e 50% cloreto de potássio) é denominado Sal Light.
A OMS recomenda um consumo máximo de 6g de sal (ou 2,4g de sódio) por dia para um adulto - o equivalente a uma colher de chá de sal de cozinha. Através de pesquisas, constatou-se que os brasileiros, consomem em média 12g a 13g de sal. Uma solução para adequar a recomendação pela OMS é o consumo do Sal Light, a fim de evitar algumas doenças causadas pelo excesso de sal, como a hipertensão e a catarata. O Sal é importante sim para algumas funções vitais do organismo como transmissão de impulsos nervosos e contração muscular, entre outros, mas deve estar dentro da recomendação.
Mas por que ele é considerado mais saudável? A resposta cabe aos hipertensos. Pacientes com pressão alta precisam aderir esta forma de sal de cozinha em suas dietas alimentares, pois ele tem um baixo teor de sódio. O sódio faz com que a pressão se eleve em pessoas hipertensas.
Mas se você não é hipertenso e pretende manter uma dieta saudável, acompanhe os benefícios do Sal light:
Sabor mais suave - deixa os alimentos temperados com sal com o gosto menos acentuado.
Auxilia no bem estar físico – a ação dois sais se diferem no organismo: o Cloreto de Sódio se mantém por mais tempo dentro de nosso corpo, o que nos faz consumir mais água. Já o cloreto de potássio fica menos tempo no organismo, diminuindo a retenção de água. O acúmulo de água no organismo causa os inchaços, como evitar? A troca do sal comum pelo sal light é um bom começo, pois a proporção de sódio é menor neste último. ALERTAS: O sal light deve ser consumido com orientação médica ou de uma nutricionista. A proporção usada deve ser a mesma tanto para o sal light como para o comum (no máximo 6 gramas diárias): é um erro achar que o light pode ser usado em dobro. É uma perda de tempo consumir sal light no almoço e no jantar e continuar a comer azeitonas, embutidos, enlatados, temperos prontos, enfim, alimentos que aumentam o nível de sódio no organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário